quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SEXTA-FEIRA 13 (Friday the 13th, 1980, EUA)




Num acampamento ao redor de Crystal Lake jovens são violentamente assassinados, sem motivos aparente.

O orçamento de "Sexta-Feira 13" foi de aproximadamente U$500 mil, o que é uma ninharia para os padrões hollywoodianos. Foi dirigido por Sean Cunningham, que já havia trabalhado com Wes Craven em "Aniversário Macabro" e "A Hora do Pesadelo". Cunningham admite que "Sexta-Feira 13" foi diretamente influenciado por filmes como "Halloween" de Jonh Carpenter e "Banho de Sangue" do italiano Mário Bava. Na verdade, "Sexta-Feira 13" é o primeiro Slasher Movie (filmes praticamente sem roteiros, apenas preenchidos com mortes violentas) a alcançar o topo das bilheterias norte-americanas (ultrapassando, na época, o ótimo "O Iluminado", de Stanley Kubricky). O sucesso foi tanto que gerou uma centena de imitações baratas e outra dezena de continuações.

As continuações foram: "Sexta-Feira 13 - Parte II" (1981), "Sexta-Feira 13 - Parte III" (1982), "Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final" (1984), "Sexta-Feira 13 - Parte V: Um Novo Recomeço" (1985), "Sexta-Feira 13 - Parte VI: Jason Vive" (1986), "Sexta-Feira 13 - Parte VII: A Matança Continua" (1988), "Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York" (1989), "Jason Vai Para o Inferno - A Última Sexta-Feira" (1993), "Jason X" (2002) e "Freddy vs Jason" (2004).

O psicopata mascarado Jason Voorhess é a marca registrada da série, mas para surpresa de muitos não aparece no primeiro filme. O filme marcou época, foi proibido em diversos países (é banido até hoje na Finlândia), por sua violência explícita. Mas ganhou uma legião de fãs o que viabilizou a produção das sequências e até mesmo de uma série televisiva que levou o nome de "Sexta Feira 13 - O Legado", mas que nada tinha a ver com o filme original.

"Sexta-Feira 13" marca a estréia do excelente maquiador Tom Savini. Quanto ao elenco, ele é composto na maioria por desconhecidos, com excessão da veterana Betsy Palmer. Kevin Bacon, em início de carreira também faz parte do elenco, mas é eliminado antes da metade da exibição.

Não recebeu nenhum prêmio. Recebeu apenas 2 indicações, ao Framboesa de Ouro: Pior Filme e Pior Atriz Coadjuvante (Betsy Palmer). Mas para os fãs do cinema de horror, é indispensável a presença do Dvd na estante.

Avaliação:
FICHA TÉCNICA
.DIREÇÃO: Sean S. Cunningham.
.ROTEIRO: Victor Miller.
.PRODUÇÃO: Sean C. Cunningham.
.MÚSICA: Harry Manfredini.
.DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Barry Abrams.
.EDIÇÃO: Bill Freda.
.DURAÇÃO: 95 min.
.DISTRIBUÍÇÃO: Em e pela Warner Home Vídeo.

E

L

E

N

C

O

Betsy Palmer
(Mrs. Voorhess)
Adrienne King
(Alice)
Jeannine Taylor
(Marcie)
Robbi Morgan
(Annie)
Harry Crosby
(Bill)
Laurie Bartram
(Brenda)
Mark Nelson
(Ned)
Kevin Bacon
(Jack)

Nenhum comentário:

Postar um comentário